domingo, 11 de julho de 2010

Eu, Anderson, um viciado


Continuando a série de postagens sobre mim mesmo faço aqui uma declaração de amor.

---------------------------------------

Olá, me chamo Anderson e também sou um viciado. Não consigo evitar. Dedico muitas horas e gasto uma parte do meu salário pra sustentar este vício. Segundo a minha mãe deixo de comprar coisas que preciso por causa disso. Tudo começou quando eu era ainda bem pequeno. Apesar dos meus pais não serem grandes consumidores eles tinham em casa uma grande quantidade, e de boa qualidade. Depois minha irmã mais velha entrou também na onda e isso foi determinante pra me contaminar. Na escola tive acesso a vários tipos diferentes, mas ainda não estava em um nível irreversível. O uso não era tão freqüente, porém a constância fez com que eu quisesse cada vez mais e a partir deste ponto não teve mais volta.

Tornei-me um bibliófilo.

Não me lembro mais quando foi a última vez que fiquei sem estar lendo um livro. Alguns eu leio mais rápido, outros mais devagar, uns por obrigação (vestibular/faculdade), mas todos por puro prazer. Atualmente leio até 4 livros simultaneamente.

Fascina-me pegar um livro, entrar na história, sentir o papel, imaginar os personagens, apreciar a melodia de uma poesia, acompanhar o raciocínio de um livro técnico, enfim, ler. Como é bom entrar numa livraria e passar horas lá dentro; chega a ser terapêutico. Confesso que já baixei e tentei ler vários e-books, mas não dá. Desejei ter um Kindle, ou semelhante, mas acho que me frustraria. O bom mesmo é ter o livro em mãos e poder folheá-lo.

Fazendo um paralelo com a química em que os átomos formam todo tipo de matéria, é impressionante como 26 símbolos combinados formam todos os livros existentes e que existirão.

Como agente de formação educacional e cultural, considero o livro como fundamental na minha vida. Sem ele provavelmente seria mais infeliz.


7 comentários:

  1. Olha, eu infelizmente não consigo ler tantos livros assim como vc, mas eu não troco o bom e velho livro com suas páginas de papel e seu cheirinho caracteristico por nenhum iPad ou e-book...
    Beijao

    ResponderExcluir
  2. ah, esqueci de comentar: eu tb AMO ficar horas numa livraria....pra mim eh uma terapia tb! :)

    ResponderExcluir
  3. Que belo post, Ander! Adorei saber desse seu vício! :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nao to conseguindo nem ler direito 1 livro... vc consegue ler 4!!!To pra terminar a Menina q roubava livros faz uns 6 meses... hehehehehe
    Depois de ler seu post vou terminar agora!!
    Obrigada pelo incentivo!!
    bjss
    Obs. A Ligia da Toca esta aqui em SP! Na minha casa!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo post Ander!!! Tri bacana mesmo.
    Certamente livrarias são terapêuticas, e livros, um bálsamo para a mente.
    Queria estar lendo mais, como eu fazia há algum tempo atrás. Acho que tu acabou de me incentivar, hehehe.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Karen: Não é infeliz não ler muitos livros, mas o é não ler nenhum.

    Sibele: Obrigado; e não me ajude a superar o vício =P

    Leticia: o importante é ler sempre; tem livros q levo meses pra passar da metade, pq são confusos ou não me agradam mto. Estava sabendo q ela tava em SP, agora já sei aonde rsrs.

    Natália: Que bom poder te incentivar. Leia sempre. Bjo

    ResponderExcluir
  7. Entendo como tu se sente e só incluo uma coisa: o cheiro das páginas. Independente do livro ser novo ou velho, as páginas de um livro tem um cheiro...diferente.
    Às vezes, eu entro tanto na história, que após fechar o livro, demoro para voltar à minha realidade, como se ainda estivesse aquela história.

    ResponderExcluir